segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O sistema DOSVOX


Realizando o curso "Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informática e Comunicação Acessíveis", muitas coisas novas me chamaram a atenção, no entanto a que mais me surpeendeu, me deixou encantada foi a tarefa realizada com o sistema DOSVOX. Foi uma experiência muito rica que me fez entender que realmente não há limitações que não possam ser superadas, que todos temos direito as mesmas oportunidades.


O QUE É O DOSVOX
O DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, adquirindo, assim, um alto nível de independência no estudo e no trabalho. O sistema conversa com o deficiente visual em Português.
Atualmente, o DOSVOX conta com mais de 2000 usuários no Brasil.
Hoje o projeto DOSVOX é distribuído em duas versões, para DOS e para Windows, que são praticamente idênticas (embora a versão DOS seja mais simples de operar). O programa é composto por:
* Sistema operacional que contém os elementos de interface com o usuário;
* Sistema de síntese de fala para língua portuguesa;
* Editor, leitor e impressor/formatador de textos;
* Impressor/formatador para braille;
* Diversos programas de uso geral para o cego, como caderno de telefones, agenda de compromissos, calculadora, preenchedor de cheques, cronômetro, etc.
* Jogos de caráter didático e lúdico;
* Ampliador de telas para pessoas com visão reduzida;
* Programas para ajuda à educação de crianças com deficiência visual;
* Programas sonoros para acesso à Internet, como Correio Eletrônico, Telnet, FTP e acesso a WWW.
* Leitor de telas/janelas para DOS e Windows
O sistema foi desenvolvido no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão do analista José Antônio dos Santos Borges, da Divisão de Assistência ao Usuário.
O DOSVOX vem sendo aperfeiçoado a cada nova versão. Da equipe de desenvolvimento participam também programadores deficientes visuais, que fazem uso do sistema, sem necessitar de ajuda de pessoas que enxergam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário